domingo, 9 de outubro de 2011

Blog: recurso ou estratégia?

Após a leitura do texto desse módulo 3, acredito que podemos aprofundar um pouco a compreensão sobre as possibilidades de utilização do blog  educativo ou edublog.O surgimento do blog ocorreu inicialmente como um diário virtual, a velocidade  em que foi se disseminando na rede  foi vertiginosa e ocorreu o  seu aproveitameto como ferramenta pedagógica,  mas isso requer que façamos uma constante reflexão sobre  quais seriam as melhores práticas e estratégias pois ainda não existem certezas, apenas experimentações. Recurso, estratégia? Qual a melhor forma de utilizar o blog  na relação professor x aluno? 

4 comentários:

  1. Na minha concepção o blog tanto é um recurso como uma estratégia pedagógica pois permite tanto acesso à informação diversa,interação, autoria e coautoria com oportuniza o acesso às diversas ferramentas virtuais disponíveis na web 2.0 como as redes sociais,vídeos, podcasts, meebo, twiter,google docs,skydrive...Por ser de fácil criação e manutenção tem um potencial enorme na área pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo que os blogs funcionam bem tanto como recurso quanto como estratégia, mas sua utilização como estratégia pedagógica tem uma significação maior para os alunos pois proporciona interação entre a turma e promove ao aluno a possibilidade de apresentar seus conhecimentos, levando-o a buscar novas informações sobre o tema abordado.

    ResponderExcluir
  3. Também considero que os blogs podem ser um recurso e uma estratégia, tudo depende da intencionalidade do professor.Como um recurso professor tem um papel ativo postando o conteúdo e os alunos um papel mais passivo(consumir). Enquanto estratégia o aluno posta suas produções e cabe ao professor mediar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os comentários acima, meninas! Acredito no uso pedagógico sim do blog, mas COMO SEMPRE...penso que, para isso acontecer, depende do professor tornar-se mediador pra fazer intervenções, aplicar jogos, tarefas, fóruns de discussão, entre outras atividades para o blog não se tornar apenas o "Jornalzinho da escola"...
    bjnhs nossos!

    ResponderExcluir